Câmara de Castelo Branco candidata-se à iniciativa Bairros Comerciais Digitais
A Câmara Municipal de Castelo Branco vai candidatar-se à iniciativa Bairros Comerciais Digitais, medida que tem como objetivo apoiar a digitalização em centros urbanos, zonas suburbanas ou rurais.
Em comunicado publicado na sua página da Internet, o município explicou que esta candidatura surge em parceria com a Associação Empresarial da Beira Baixa, Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento.
Para o efeito, está a decorrer um inquérito de auscultação aos consumidores do comércio da área central de Castelo Branco, para diagnosticar os atuais hábitos de consumo e identificar potenciais formas de melhoria do mesmo.
"Os consumidores locais, conhecem melhor do que ninguém as dificuldades/problemas existentes nesta área da cidade e terão ideias e propostas para a dinamizar. Por essa razão, solicitamos a sua colaboração que servirá de apoio aos trabalhos", lê-se na nota.
Segundo a autarquia, o intuito desta candidatura passa por "qualificar e revitalizar o comércio tradicional desta área [centro de Castelo Branco] através da incorporação de tecnologias digitais na atividade comercial".
A iniciativa Bairros Comerciais Digitais surgiu no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e desenvolve-se em duas fases.
A primeira realizou-se durante 2022 e foram rececionadas 187 manifestações de interesse para o desenvolvimento destes projetos, por parte de entidades autárquicas e estruturas associativas representativas das áreas do comércio e dos serviços.
Foram selecionadas 168 manifestações de interesse, cujos promotores garantiram o acesso à apresentação de candidatura no âmbito da segunda fase, apresentando as propostas finais para desenvolvimento de projetos no âmbito da medida Bairros Comerciais Digitais.
A segunda fase deste projeto que tem como objetivo apoiar a digitalização de, no mínimo, 50 áreas comerciais, foi efetuada através de um aviso publicado em fevereiro, que enquadra o convite à apresentação de propostas finais para desenvolvimento de projetos aos promotores das manifestações de interesse que foram consideradas elegíveis, no âmbito da primeira fase.
O prazo de submissão de candidaturas decorre até ao dia 9 de março.
Os projetos dos bairros comerciais digitais do PRR visam fomentar a coesão territorial e destinam-se a autarquias, empresas municipais e associações locais.
Os bairros comerciais digitais "são definidos como espaços urbanos contíguos, delimitados geograficamente, com elevada densidade de estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços, incluindo HORECA [hotelaria, restauração e cafés], com uma estratégia comum de gestão suportada num ambiente tecnológico avançado".
#castelobranco #cmcastelobranco #camaramunicipal #municipiocastelobranco #bairroscomerciaisdigitais
